top of page

Artigos

CATAR - Doha
(Artigo publicado no Estadão, Gazeta do Povo, HojePR e diversos outros jornais)

População de 3,1 milhões, 12% nativos (Catari) e 88% expatriados, majoritariamente masculina (74%).

Muito boa avalição do governo, por transformar o país em ótima qualidade de vida para os catari (nativo), visão empreendedora, a partir dos recursos advindos do petróleo e do gás natural (12% das reservas mundiais). Fizemos um safári pelo deserto em um off-road 4x4, até a divisa com a Arábia Saudita no Sul, tendo um braço de mar do Golfo Pérsico entre os dois países, paradas para andar de camelo, observar duas refinarias e ver o estádio Al Janoub.

1) Fabíola, Jamil, Fábio e Jacir em frente ao Katara Towers, que abriga o hotel de luxo Fairmont. Arquitetura impressionante, semelhante a duas espadas entrelaçadas (selo nacional).

2) O Katara Towers, vista panorâmica deslumbrante. No topo, restaurantes onde jantamos.

3) Doha (Capital), 2,3 milhões de hab., edifícios futuristas, com uma ilha artificial luxuosa (The Pearl Qatar), contrates e harmonia com a cultura e as raízes árabes. No Sauq Waqif, mercado tradicional onde se vende de tudo, também com restaurantes.

4) Sede do Museu Nacional do Catar, moderno e inspirado na rosa do deserto.

5) Em Doha, como Dubai e Abu Dhabi, os hotéis com a alimentação têm preços equivalentes com SP.

6) Um dos 7 estádios da Copa do Mundo de 2022. É o 974 Stadium: 974 contêiners, também o número do código Internacional de telefone do país.

7) Escritório do Hamas, em Doha, com lona azul cobrindo a área danificada por um míssil disparado por um caça F-35 da Força Aérea Israelense em 9/9/25.

8) Cappuccino com flocos de ouro por 150,00 reais por xícara. Não altera o sabor, puro exibicionismo.

9) Doha impactou pela qualidade de vida e serenidade, em contraste com Dubai e Abu Dhabi, mas as três com a arquitetura modernista e desenvolvimentista das três. 

10) Jamil e Fábio em caminhada emocionante na borda de um arranha-céu, com vista privilegiada para o Burj Khalifa

Jacir Venturi

© 1998-2025 por Jacir Venturi. Todos os direitos reservados.

bottom of page