Artigos
PALESTRA DE HOWARD GARDNER
Local: Pequeno Auditório da UP
Dia: 20/08/09 – das 8h30 às 10h30
Obs.: Resenha feita pelos professores:
-
Jacir Venturi (engenheiro e matemático)
-
Cristina Pereira (pedagoga)
1) Visão tradicionalista de inteligência
a) No Ocidente:
-
única
-
altamente hereditária
-
pode ser mensurada (quem é inteligente é inteligente em tudo; quem é burro, é burro em tudo)
b) Na Ásia:
-
é fruto do esforço
-
quem é trabalhador, é inteligente
Gardner não concorda com nenhuma das posições supracitadas.
Por isso criou a teoria das Inteligências Múltiplas (I.M.) há mais de 30 anos. Fez uma analogia: não temos um único computador dentro do nosso crânio e sim oito ou nove computadores, que são as I.M.
Gardner descreveu rapidamente cada I.M.: lingüística, espacial (ex.: Oscar Niemeyer), lógica (ex.: prof. Oriovisto), cinética (ex.: Pelé), interpessoal, intrapessoal (fazíamos o que nossos pais e avós faziam), naturalista (ex.: Darwin e foi criada há 10 anos), existencial (Gardner não tem certeza se é um tipo de inteligência e onde cabem perguntas: o que é o amor? A morte?).
2) Todos nós temos essas nove inteligências. Não há duas pessoas com o mesmo perfil de inteligência. Nem os gêmeos univitelinos. A inteligência vai além da psicometria e é baseada na evidência evolucionária, na experiência. Cita a importância da ética, dos valores, dos argumentos.
3) Inteligência é o potencial biopsicológico para:
-
processar informações
-
solucionar problemas
-
fabricar produtos que são valorizados numa comunidade ou cultura
4) Na educação:
-
devemos individualizar o aluno tanto quanto possível
-
conhecer o máximo de cada aluno
-
mostrar aos alunos como se faz as coisas e não somente falar
-
ainda há, no mundo, uma grande pressão pela padronização. Há professores que assim se comportam: “eu sei ensinar dessa maneira; se não aprendeu que troque o aluno”
-
ainda estamos preparando o aluno para o século 19 ou 20. E não para o século 21
-
a educação tem que levar em conta a globalização. Dois trilhões de dólares circulam por dia, no mundo
-
os alunos usam mais as redes sociais (You Tube, Orkut, Chats, Internet, etc.) que os livros
5) Três mega forças:
-
globalização
-
a revolução digital
-
a revolução biológica
6) As cinco mentes para o futuro:
Gardner citou dois livros seus: As cinco mentes para o futuro; As inteligências múltiplas em todo o mundo (este, a ser lançado no Brasil e aquele já lançado)
a) MENTE DISCIPLINADA
-
se você quer ser melhor, tem que ter disciplina
-
estudar muito para ser perito
-
aprender e ensinar a pensar
-
organizar as informações
-
ensinar a disciplina enquanto jovem
b) MENTE SINTETIZADA
-
exemplo: Darwin, com o seu navio Beagle, coletou milhões de informações e soube sintetizá-las
-
ter critérios para fazer julgamentos
-
devemos ser mais introspectivos
-
cita um Prêmio Nobel da Física: “a mente mais valiosa é a mente sintetizadora”
-
organizar as informações de modo que os outros entendam
-
sintetizar no que se deve reter e no que se deve ignorar
c) MENTE CRIADORA
-
pressupõe as duas primeiras (disciplinada e sintetizadora)
-
tem que pensar fora da “caixinha”
-
é característica da maioria dos jovens
-
os EUA têm mente empreendedora. Os asiáticos dizem: somos disciplinados, queremos ser mais criativos
d) MENTE RESPEITOSA
-
os seres humanos são diferentes nos valores
-
há pessoas que praticam o kiss up e kick down (agradam o chefe e malteam os subordinados)
e) MENTE ÉTICA
-
é um conceito abstrato. Difícil de ser explicado
-
sou um cidadão da minha comunidade
-
não devo pensar apenas quais são os meus direitos e sim quais as minhas responsabilidades teste da ética: fazer a coisa certa, sem interesse próprio
7) Os três “Es” para um bom trabalho:
a) ser Excelente. Fazer com qualidade. Não ter medo da segunda-feira
b) ser Ético. Socialmente responsável
c) ser Engajado. Estar envolvido no que faz
(é o ENA em vez do DNA)
8) Pensamentos finais:
-
desenvolver a inteligência e o caráter são as principais metas da educação (Martin Luther King)
-
o caráter é mais importante que o intelecto (Emerson)
-
é um grande erro achar que, por termos mais conteúdo, temos que ensinar mais. Vale lembrar que estamos conectados
-
a melhor educação é aquela que ensina a pensar e não aquela que apenas faz o aluno aprender
-
grupos de alunos com habilidades diferentes podem ser complementares
-
os computadores são o ponto de virada, pois favorecem o aprendizado individualizado
-
toda criança precisa de um mentor. Alguém que possa ser modelo. Para muitos jovens ter um mentor é a diferença entre ter uma vida ou não ter uma vida
-
qualquer inteligência pode ser melhorada com bons professores, constância e recursos materiais
-
os testes de inteligência só servem para saber se o aluno vai bem na escola. Basta ver as notas do ano anterior
-
o jovem, hoje, tem mais fluência e mais flexibilidade