© 1998-2019 por Jacir J Venturi. Todos os direitos reservados.

Artigos

O BODE RUSSO!

Na década de 60, imperava o comunismo em toda a Rússia. Um casal com quatro filhos morava num minúsculo apartamento, constituído de um quarto, cozinha e banheiro.

Toda a semana, o pai, aflito com o desconforto da família procurava o Conselho Soviético de Habitação para solicitar um apartamento de dois quartos. E nada de ser atendido. 

E o pai continuava insistindo e se lamentando.

Num belo dia, um membro do Conselho de Habitação chega até o cubículo portando um bode imenso:

— Camarada, de hoje em diante terás a guarda deste animal em seu apartamento. São ordens superiores! De nada adiantaram as súplicas e promessas do pai de que ficaria conformado com a sua situação.

Passaram-se meses de convivência, e, a família, sem alternativas, aguentava estoicamente o bodum de nosso caprino. Foi então que o Conselho pediu a devolução do animal bodoso.

E a família, aliviada, passou a viver feliz em seu minúsculo cubículo. Moral da história: Problemas menores desaparecem frente a um problema maior. 

Jacir J. Venturi Diretor de escola, professor da UFPR por 25 anos e da PUCPR por 11 anos. Cidadão Honorário de Curitiba. Autor dos livros Álgebra Vetorial e Geometria Analítica e Cônicas e Quádricas.

Jacir Venturi